>>>Clique aqui para conhecer José Scussel: o criador do Espaço de Vivências e Pousada Monte Crista 

José Scussel

Quem foi o criador do Espaço de Vivências e Pousada Monte Crista

José tocando violão durante uma edição do evento Rito da Montanha

José Scussel nasceu e cresceu em Timbé do Sul (SC) e, na vida adulta, atuou como seminarista franciscano por 11 anos. Formou-se em Filosofia e tornou-se gerente de banco, ingressando no mundo dos prazos, metas e resultados. Mas, para além da vida de bancário, ele almejava um cenário em que as pessoas pudessem viver de forma mais harmônica entre si e com a terra.

Então, um dia decidiu mudar de vida novamente e passou a lidar com riscos e planejamento de uma forma diferente: procurou por um lugar onde pudesse se estabelecer e receber pessoas interessadas nessa harmonia perdida por nós na correria e na pressões diárias. Encontrou uma área aos pés do Monte Crista, em Garuva (SC), e a restaurou permitindo que o aspecto original de Mata Atlântica ganhasse vida novamente.

Em seu novo lar, incentivou a produção de alimentos orgânicos e passou a receber amigos interessados em uma forma de convívio mais leve e baseada no respeito pelo outro – incluindo a natureza. 

José Scussel continuou trabalhando na gerência da Caixa Econômica  até 2001, em Curitiba, enquanto construía seu espaço em Monte Crista. Aos poucos, foi planejando receber eventos e vivências terapêuticas voltados à ideia de um mundo com mais partilha, saúde e leveza, e menos individualismo. Um dos momentos mais conhecidos e concorridos se tornou o “Ano Novo: Vivendo o Mundo Queremos”, um evento no qual os hóspedes convivem em atividades culturais, lúdicas e de bem-estar, praticam seus talentos e habilidades se quiserem, tomam banho de rio, descansam… 

Deu certo! O Espaço de Vivências e Pousada Monte Crista nasceu do sonho deste catarinense como uma realidade para ser experimentada, vivenciada e sentida. O som da água que corre, a árvore que cresce, o cair da folha, o amanhecer, a horta, a chuva…Tudo isso transmite sabedoria.

A PARTIDA, O LEGADO E O GRUPO DE AMIGOS

José Scussel partiu em 26 de dezembro de 2016, mas seu legado permanece. Um grupo de amigos (hóspedes frequentes + moradores da comunidade ao redor) decidiu tomar as rédeas do Encontro de Ano Novo, do Encontro de Carnaval, do Encontro de Inverno e dos Ritos da Montanha – e praticá-los de acordo com o legado do José. Tem dado certo desde então, sempre com muito alegria envolvida.

Monte Crista continua funcionando e difundindo a valorização e o respeito à vida da humanidade e da natureza. É um refúgio e um local de propulsão de uma consciência elevada que incentiva nossa evolução como seres humanos.

——–
📍Monte Crista Espaço de Vivências e Pousada

BR 101 km 14,5 – Garuva (SC) | Perto de Joinville

WhatsApp (47) 9 8493-0214

www.montecrista.org